"Não é sobre fazer uma única pessoa perfeita, mas sim inspirar um milhão a fazer a diferença."
Jane Goodall - Ativista Ambiental
"Não é sobre fazer uma única pessoa perfeita, mas sim inspirar um milhão a fazer a diferença."
Jane Goodall - Ativista Ambiental
As roupas sustentáveis representam uma tendência em crescimento no mercado da moda. Afinal, as preocupações éticas e de sustentabilidade em todas as etapas da produção de peças de vestuário, é crescente.
E para produzir essas roupas existem um cuidado todo especial. Pois, sua confecção utiliza materiais que geram o menor impacto possível no meio ambiente. Além disso, a produção respeita o trabalho ético. Por exemplo, assegura que os trabalhadores recebam um salário justo e cumpram jornadas de trabalho dentro das leis locais.
Outro ponto positivo dessas peças é que elas possuem maior durabilidade. Indo na contramão da indústria de fast fashion, ou moda rápida, que produz toneladas de peças pouco duráveis e de qualidade duvidosa, para baratear os custos de produção.
As roupas sustentáveis também costumam empregar materiais reciclados em sua composição, optando por tecidos naturais e por um processo produtivo de matérias primas que seja mais harmônico com a natureza. Por exemplo, sem fazer uso de pesticidas, ou de métodos como queimadas, nas plantações de algodão, bambu e outros insumos da indústria têxtil.
Mas, como comprar roupas sustentáveis gastando pouco? Confira as dicas!
Como em qualquer outro mercado, no mercado de roupas sustentáveis também existe concorrência. Portanto, também há uma certa variação nos preços que você encontra em diferentes lojas que trabalham com essa demanda.
Então, pesquisar bem antes de escolher quais roupas você vai comprar, e em qual lugar fará a compra, é sempre uma boa alternativa. Pois, as suas chances de encontrar peças versáteis, para usar em mais de uma ocasião, e com um preço mais acessível, são bem maiores.
Além disso, muitas pessoas não sabem, mas aqui mesmo no Brasil existem várias marcas que trabalham com roupas sustentáveis. Podemos citar como exemplo a Insectashoes, que produz peças veganas, e materiais recicláveis. E a Minimeaideia, uma loja que trabalha com moda sustentável com a proposta de ser atemporal.
Mas, esses são apenas dois exemplos. Ao fazer suas próprias pesquisas, você vai descobrir seus locais preferidos para comprar!
Ao optar por roupas sustentáveis, você pode economizar muito escolhendo peças que sejam versáteis. Ou seja, peças com as quais você possa montar diferentes looks, diminuindo a necessidade de comprar roupas em maiores quantidades.
Ao optar por peças coringas, que você possa usar em diferentes locais e ocasiões, você consegue fazer uma boa economia. Mas, não é apenas o seu bolso quem agradece. Afinal, comprar menos roupas também é ótimo para reduzir o impacto da produção de peças de vestuário no planeta.
Uma boa dica aqui é sempre pensar em como você pode combinar as peças que está comprando entre elas. Ou, como você pode combinar essas mesmas peças com as roupas que você já tem no seu armário. Dessa forma, não é preciso abrir mão do seu estilo para economizar e ser sustentável.
Se você realmente quer economizar, a solução pode estar em comprar roupas usadas em lojas de segunda mão, como brechós, bazares e lojas de caridade. Pois, nesses locais, as peças tem um preço bem mais acessível do que teriam se fossem adquiridas novas em outras lojas.
E caso você tenha dúvidas se as peças que está adquirindo são mesmo sustentáveis, verifique na etiqueta se há alguma informação. A etiqueta normalmente trará alguma menção a um processo produtivo sustentável. Mas, se isso não estiver presente, ao menos terá os nomes dos materiais que compõem a peça, ou até no nome da marca.
Então, você pode fazer uma pesquisa e checar rapidamente na internet se aquela marca trabalha com roupas sustentáveis. Para ter certeza do produto que está levando.
Comprar roupas sustentáveis é uma forma de ajudar o planeta e se manter fiel a um estilo de vida mais harmonioso com a natureza. No entanto, nem sempre as pessoas compram roupas porque realmente precisam.
Para evitar o desperdício, tanto de materiais, quanto do seu dinheiro, antes de comprar roupas novas, pergunte a si: “eu realmente preciso disso? Se eu comprar, eu vou usar?” E responda à pergunta de forma honesta. Afinal, você é a pessoa que melhor conhece seus hábitos de consumo e preferências de estilo.
Se você perceber que não precisa daquela peça, que está comprando por achar bonito, mas vai usar pouco, a melhor escolha é não levar o produto. Com isso, além de desenvolver hábitos de consumo mais conscientes, você ainda se ajuda a economizar seu dinheiro!
Não se esqueça também que roupas sustentáveis não necessariamente são sinônimos de produtos veganos. É claro que muitas marcas de roupas sustentáveis se preocupam com essa questão, não utilizando produtos de origem animal, mas isso não é uma regra.
Para ter certeza de que não há nenhuma matéria prima de origem animal nas peças, e de que o produto é cruelty-free (não testado em animais), você deve pesquisar bem. E procurar por marcas que trabalhem apenas com produtos de origem vegetal e sejam transparentes quanto ao seu processo produtivo.
Você também pode gostar:
At this moment I am going away to do my breakfast, later than having my breakfast
coming again to read more news.
Pefect! ♡