fbpx

"Não é sobre fazer uma única pessoa perfeita, mas sim inspirar um milhão a fazer a diferença."

Jane Goodall - Ativista Ambiental

dia do veganismo

Dia Do Veganismo: Quem E Como Começou O Movimento

Achou interessante? Compartilhe esse artigo.

O Dia Mundial do Veganismo é celebrado no dia 1º de novembro, sendo comemorado no mundo todo. Afinal, é uma data de grande relevância para todos os adeptos do estilo de vida vegana. E ser vegano é mais do que não consumir carne, é uma forma completa de viver e de se relacionar com o mundo ao redor.

No artigo de hoje, vamos entender melhor a importância do dia do veganismo, conferir quando e como começou o movimento, entre outras curiosidades interessantes.

Boa leitura!

dia do veganismo

Quando surgiu o dia do veganismo?

O dia do veganismo já existe há quase 3 décadas. Surgiu em 1994, criado pela presidente, Louise Wallis da The Vegan Society (Sociedade Vegana). A data foi criada com dois objetivos principais:

  • Comemorar os 50 anos da fundação The Vegan Society;
  • Estar presente no calendário mundial para fortalecer o movimento vegano.

Ou seja, o movimento vegano já existia há 50 anos naquela época. Portanto, apesar de parecer um acontecimento mais recente, o veganismo é bem mais antigo do que se imagina. O que ocorre atualmente é que o movimento tem muito mais visibilidade. Principalmente, devido à popularização da internet e veiculação de conteúdos digitais sobre o tema.

Como o movimento vegano de 1994 se originou?

Já sabemos que, se atualmente podemos comemorar o dia do veganismo, é graças a criação da data em 1994. Então, para quem está curioso em saber como surgiu o veganismo, tudo começou a partir de ex integrantes da sociedade vegetariana da Inglaterra.

Acontece que vários membros dessa sociedade começaram a discordar de pontos importantes do vegetarianismo, e decidiram que era melhor sair da sociedade vegetariana. Fundando, então, uma nova sociedade, que estava de acordo com suas novas ideias.

Dia do veganismo: conscientização e celebração

Inicialmente, o dia do veganismo era uma forma de comemorar o aniversário da The Vegan Society. No entanto, com o passar do tempo e conforme o veganismo ia evoluindo no mundo, os objetivos de comemoração da data se expandiram.

Atualmente, lembrar o aniversário da The Vegan Society é apenas uma parte do que se comemora em 1° de novembro, o dia mundial do veganismo. Pois, a data também serve para celebrar:

  • O amplo crescimento do movimento no mundo;
  • A crescente variedade de receitas veganas e produtos de origem vegana;
  • As contribuições do movimento para a causa animal e para a sustentabilidade do planeta.

Mas, o dia do veganismo vai além das comemorações. Pois, é uma data que serve como forma de consciencialização sobre a causa animal e a importância de proteger o planeta.

Qual é a diferença entre vegetariano e vegano?

Vegetarianos e veganos tem em comum o fato de não comer carne, de nenhum tipo, inclusive de peixes. Mas, os vegetarianos ainda consomem alguns produtos de origem animal em sua dieta, por exemplo, leite, ovos, mel, gelatina, queijos e laticínios em geral.

Já os veganos não fazem consumo de nenhum produto de origem animal em sua dieta. No entanto, os veganos vão muito além, e suas preocupações com o uso de produtos de origem animal não se restringem aos seus hábitos alimentares.

Pois, os veganos também não aceitam consumir nenhum tipo de produto de origem animal em outras áreas da vida, indo além da dieta. Por exemplo, os veganos não usam roupas e acessórios feitos a partir de qualquer item de origem animal, inclusive produtos para a casa, como cosméticos, e itens de higiene. Por exemplo: xampus, condicionadores e sabonetes.

Além disso, consomem apenas produtos cruelty-free, ou seja, que não foram testados em animais. E buscam ter um estilo de vida o mais natural possível, integrando-se de forma harmônica a natureza e respeitando os animais e o meio ambiente.

Você pode entender melhor o veganismo e a preocupação dos veganos com a causa animal, confira esse outro artigo.

O veganismo no Brasil

Segundo reportagem publicada no jornal O Estadão, tanto o veganismo, quanto o vegetarianismo, tem crescido no Brasil nos últimos 10 anos. A matéria cita como exemplo a pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência em abril de 2018, que atestou que 14% dos brasileiros se declaram veganos.

A pesquisa não discrimina quantos brasileiros são veganos, mas aponta dados interessantes rumo ao crescimento do movimento no país. Além disso, ainda segundo O Estadão, o Brasil teria em torno de 7 milhões de veganos, conforme estimativa da Sociedade Vegetariana Brasileira.

Conclusão

O dia do veganismo é comemorado em 1° de novembro, todos os anos desde 1994. E serve como uma forma de nos lembrar que o veganismo é um estilo de vida benéfico para seres humanos, animais e para o planeta todo.

Pois, além dos métodos cruéis utilizados para o abate de animais, o que é evitado pelo não consumo de carne, os veganos também contribuem com o meio ambiente de outras formas. Afinal, o veganismo tem um impacto bem menor no meio ambiente.

Por exemplo, você sabia que a pecuária é responsável por um grande volume de emissões de gases do efeito estufa, que contribuem para o aquecimento global? É por esse, e outros motivos, que ser vegano é uma verdadeira filosofia de vida!

Convidamos você a compartilhar seus pensamentos, questionamentos e vivências aqui abaixo. Seu feedback enriquece nossa comunidade.

Achou interessante? Compartilhe esse artigo.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *